Dor na amamentação: é normal?
Comum é, mas não é normal sentir dor na amamentação! Amamentar deve ser algo prazeroso para a mulher e para o bebê. Nem toda amamentação é acompanhada por dor, mas pode acontecer.
Existem vários fatores que podem provocar dores durante a amamentação. A falta de um posicionamento adequado para o bebê é um deles. Como consequência, o bebê não pega o seio corretamente, o que pode levar a fissuras e machucados nos mamilos.
Estas fissuras, se não forem cuidadas, podem evoluir para um problema conhecido como mastite, processo inflamatório que afeta as mamas e que pode facilitar uma infecção bacteriana. E além de dores, pode causar inchaço, febre, calafrio e vermelhidão na mãe.
Como ajustar a pega:
- A boca do bebê está bem aberta, com os lábios virados para fora;
- Além do mamilo, o bebê “abocanha” boa parte da aréola, de forma que ela fique mais visível na parte superior;
- Bochecha cheia, e não encovada enquanto suga;
- O queixo do bebê encosta na mama e as narinas ficam livres para respirar;
- O corpo do bebê está voltado para o corpo da mãe, barriga com barriga.
Outro fator que causa dores na hora de amamentar é o ingurgitamento mamário. Esta condição nada mais é que o acúmulo de leite no seio quando o bebê não consegue sugá-lo corretamente. Nestes casos, o leite fica empedrado, deixando os seios doloridos e inchados.
Para ajudar, você pode fazer massagens delicadas nas mamas, com movimentos circulares na área endurecida, que ajudam a fluidificar o leite “empedrado”. Além disso, o uso de compressas frias entre as mamadas pode ajudar.
Para mais conteúdos como esse, acesse também nossa comunidade no Youtube:
- Tags: amamentação